terça-feira, 24 de abril de 2012

Contribuições de Sigmund Freud

Teoria do trauma, teoria topográfica, teoria estrutural, conceituações sobre o narcisismo e dissociação do ego.

Teoria do Trauma: Libido _ Concebeu Freud o conceito de Libido como sendo manifestação psicológica do instinto sexual. Na tentativa de explicar fenômenos, tais como os da histeria que por sua, segundo Freud eram resultantes do fato de que a energia sexual era impedida de expandir-se através de sua saída natural e fluía, então para os outros órgãos, ficando restringida ou contida em certo pontos e manifestando-se através de sintomas.
No entanto a concepção do conflito psíquico era resultante das repressões impostas pelos traumas de sedução sexual que realmente teriam acontecido no passado, retornando em forma de sintomas.
Freud: Neuróticos sofrem de reminiscências. “E que a cura consistiria em lembrar o que estava esquecido”.

A necessidade de desfazer as repressões introduziu dois elementos essenciais à teoria técnica da psicanálise: a descoberta das resistências inconscientes e o uso das interpretações por parte do psicanalista.

Teoria Topográfica: Para Freud a teoria do trauma passava a ser insuficiente. No entanto ele propôs a divisão da mente em três lugares sendo estes: Consciente, Pré-Consciente e Inconsciente.

“Tornar consciente o que estiver no inconsciente.”

1900 A interpretação de sonhos. No qual Freud comprova que o conteúdo do sonho “manifesto” pode ser visto coo um modo disfarçado e “censurado” da satisfação de proibidos desejos inconscientes.

“Todo sonho, e sintoma, tem um umbigo que conduz ao desconhecido do inconsciente.”

Teoria Estrutural: Freud concebeu a estrutura Tripartide, composta pelas instancias do ID (com as respectivas pulsões), do EGO (com o seu conjunto de funções e de representações) e do SUPEREGO (com as ameaças, castigos, etc).

“Onde houver id e (superego), o ego deve estar.”

Conceituações sobre o Narcisismo: Os estudos de Freud sobre narcisismo abriram portas para uma mais profunda compreensão do psiquismo primitivo.

“Onde houver Narciso, Édipo deve estar”.

Por fim...
Dissociação do Ego: Freud ao perceber uma dissociação da mente que se manifestava nas pacientes histéricas durante o transe hipnótico induzido por Charcot foi aprofundando suas pesquisas sobre este fascinante enigma. Ficando convencido de que esta clivagem da mente em regiões conscientes e inconscientes não era especifica e restrita às psicoses e neuroses, mas que ela ocorria com todos os indivíduos.
Nos seus primeiros trabalhos com pacientes histéricas, Freud já falava uma cisão interssistêmica da qual resultam núcleos psíquicos independentes. A partir do trabalho sobre Fetichismo (1927), em Clivagem do ego no processo de defesa (1940), Freud estudou a cisão ativa, intrassistêmica, que ocorre no próprio seio do ego e não unicamente entre as instâncias psíquicas.

Fonte: Fundamentos Psicanalíticos _David E. Zimerman|

2 comentários:

  1. Blog super interessante pena que o primeiro post é muitíssimo longo ,porem li esse e concordo com o famoso Freud um dos grandes contribuidores da psicologia e eu até baixei livro dele ,porem gosto mais de filosofia... Ele tem razão ,pois quando eu quis tanto uma pessoa eu sonhei com essa pessoa um dia.. .É desejos reprimidos fazem sintomas físicos e psicológicos. E desculpa mais uma vez por pensar que era um calote... Agora seu blog faz a pessoa crescer e aprender muita coisa continue assim ,porem divida alguns textos em tipo "part: 1" ,pois assim da mais vantagem a ambos... (O visitante e o administrador).

    ResponderExcluir